Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 20, 2012

CRISTO REDENTOR DO RIO DE JANEIRO

O CRISTO REDENTOR É UM MONUMENTO RETRATANDO JESUS CRISTO, LOCALIZADO NO BAIRRO DO ALTO DA BOA VISTANA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, NO BRASIL.  SITUA-SE NO TOPO DO MORRO DO CORCOVADO, A 709 METROS ACIMA DO NÍVEL DO MAR. FOI INAUGURADO ÀS 19H 15MIN DO DIA 12 DE OUTUBRO DE 1931, DEPOIS DE CERCA DE CINCO ANOS DE OBRAS. UM SÍMBOLO DO CRISTIANISMO, O MONUMENTO TORNOU-SE UM DOS ÍCONES MAIS CONHECIDOS INTERNACIONALMENTE DO RIO DE JANEIRO E DO BRASIL.  DOS SEUS 38 METROS, OITO ESTÃO NO PEDESTAL E TRINTA NA ESTÁTUA, A QUAL É A SEGUNDA MAIOR ESCULTURA DE CRISTO NO MUNDO, ATRÁS APENAS DA ESTÁTUA DE CRISTO REI, NA POLÔNIA. EM UMA PESQUISA REALIZADA PELA REVISTA AMÉRICA ECONOMIA, NO ANO DE 2011, O CRISTO REDENTOR FOI CONSIDERADO POR 23,5 POR CENTO DOS ENTREVISTADOS COMO O MAIOR SÍMBOLO DA AMÉRICA LATINA. A PESQUISA FOI FEITA PELA INTERNET E REUNIU A OPINIÃO DE 1 734 EXECUTIVOS DE TODOS OS PAÍSES DA REGIÃO. A CONSTRUÇÃO DE UM MONUMENTO RELIGIOSO NO LOCAL FOI SUGERIDA PELA PRIMEIRA VEZ EM 1859, PELO PADRE L…

CHICHÉN ITZÁ / CIDADE ARQUEOLÓGICA

CHICHÉN ITZÁ (DO IUCATEQUE: CHI'CH'ÈEN ÌITSHA) É UMA CIDADE ARQUEOLÓGICA MAIA LOCALIZADA NO ESTADO MEXICANO DE IUCATÃ QUE FUNCIONOU COMO CENTRO POLÍTICO E ECONÓMICO DA CIVILIZAÇÃO MAIA. AS VÁRIAS ESTRUTURAS – A PIRÂMIDE DE KUKULKÁN, O TEMPLO DE CHAC MOOL, A PRAÇA DAS MIL COLUNAS, E O CAMPO DE JOGOS DOS PRISIONEIROS – PODEM AINDA HOJE SER ADMIRADAS E SÃO DEMONSTRATIVAS DE UM EXTRAORDINÁRIO COMPROMISSO PARA COM A COMPOSIÇÃO E ESPAÇO ARQUITETÓNICO. A PIRÂMIDE FOI O ÚLTIMO E, SEM QUALQUER DÚVIDA, O MAIS GRANDIOSO DE TODOS OS TEMPLOS DA CIVILIZAÇÃO MAIA. O NOME CHICHÉN-ITZÁ TEM RAIZ MAIA E SIGNIFICA "PESSOAS QUE VIVEM NA BEIRA DA ÁGUA". ESTIMA-SE QUE CHICHÉN-ITZÁ FOI FUNDADA POR VOLTA DOS ANOS 435 E 455 A.C. FOI DECLARADA PATRIMÓNIO MUNDIAL DA UNESCO EM 1988. A CIDADE DE CHICHÉN ITZÁ FOI ABANDONADA EM 670 D.C. E RECONSTRUÍDA 300 ANOS MAIS TARDE, QUANDO SE TORNOU O CENTRO DA CULTURA MAIA E A CIDADE MAIS IMPORTANTE DO NORDESTE DE YUCÁTAN. A ASCENSÃO DE CHICHEN ITZÁ ESTÁ RELAC…

ACRÓPOLE DE ATENAS

A ACRÓPOLE DE ATENAS É A MAIS CONHECIDA E FAMOSA ACRÓPOLE DO MUNDO. EMBORA EXISTAM MUITAS OUTRAS ACRÓPOLES NA GRÉCIA, O SIGNIFICADO DA ACRÓPOLE DE ATENAS É TAL QUE É COMUMENTE CONHECIDA COMO A ACRÓPOLE, SEM QUALIFICAÇÃO.  É UMA COLINA ROCHOSA DE TOPO PLANO QUE SE ERGUE 150 METROS ACIMA DO NÍVEL DO MAR, EM ATENAS, CAPITAL DA GRÉCIA, E ABRIGA ALGUMAS DAS MAIS FAMOSAS EDIFICAÇÕES DO MUNDO ANTIGO, COMO O PARTENON E O ERECTEION. AS ACRÓPOLES DA ANTIGA GRÉCIA ERAM, COMO O PRÓPRIO NOME DIZ, "CIDADES ALTAS" (DO GREGO ἄΚΡΟΣ, "ALTO", E ΠΌΛΙΣ, "PÓLIS"); CONSTRUÍDAS NO PONTO MAIS ELEVADO DAS CIDADES, SERVIAM ORIGINALMENTE COMO PROTEÇÃO CONTRA INVASORES DE CIDADES INIMIGAS, E QUASE SEMPRE ERAM CERCADAS POR MURALHAS.  COM O TEMPO, PASSARAM A SERVIR COMO SEDES ADMINISTRATIVAS CIVIS OU RELIGIOSAS. A ACRÓPOLE DE ATENAS FOI CONSTRUÍDA POR VOLTA DE 450 A.C., SOB A ADMINISTRAÇÃO DO CÉLEBRE ESTADISTA PÉRICLES; FOI DEDICADA A ATENA, DEUSA PADROEIRA DA CIDADE. A MAIOR PARTE DAS ES…