Pular para o conteúdo principal

TEMPLO DE POSEIDON / IMPERADOR DOS MARES

CONSTRUÍDO NO TOPO DE UM PENHASCO QUE VAI PARA O MAR EGEU, O TEMPLO DE POSEIDON CARREGA MAGNÍFICAS LEMBRANÇAS SOBRE SUAS RUÍNAS, MUITO BEM PRESERVADA, COM ANOS DE HISTÓRIA E LENDA VINDO A VIDA SER RENOVADA  NA PAISAGEM IMPRESSIONANTE NATURAL QUE OS RODEIA.
O TEMPLO DE POSEIDON NO CABO SOUNION É O PRIMEIRO GRAVADO NADA MENOS DO QUE O ODYSSEY, O ÉPICO HOMÉRICO E NARRA A VIAGEM DE ULISSES PARA RETORNAR DA GUERRA DE TRÓIA.
AS VISTAS MAGNÍFICAS PODE SER OBTIDO A PARTIR DO TOPO DA COLINA FAZEM DESTE UM PASSEIO TÍPICO DOS HABITANTES DE ATENAS. ISTO DÁ A MAIS VALIA DE SER UM LUGAR ONDE PODEMOS ENTRAR EM CONTATO COM A CULTURA ATUAL DOS ATENIENSES BEM COMO VOLTAR A UM PASSADO DISTANTE, EM QUE A FORÇA DOS HOMENS ESTAVA EM MAJESTOSOS MONUMENTOS EM HOMENAGEM AOS DEUSES.
FOI NO SÉCULO VI AC QUE O TEMPLO FOI EDIFICADO, E O RESULTADO SE TORNOU UM DOS MAIS IMPORTANTES LOCAIS DE CULTO NA ÁTICA. ATUALMENTE, EXISTEM FORTES INFLUÊNCIAS NO TEMPLO DE ESTILO DÓRICO, QUE NA VERDADE SE SOBREPÕE O ESTILO CLÁSSICO ORIGINAL SANTUÁRIO, RECONSTRUÍDO CONSIDERAVELMENTE.
NO ENTANTO, NÃO TESTOU O DESEMPENHO DE RITUAIS DURANTE OS PRIMEIROS ANOS APÓS A SUA CONSTRUÇÃO. ELES PARECEM TER COMEÇADO APENAS NO SÉCULO VII AC.
NO BC 412 ANOS DURANTE A GUERRA DO PELOPONESO, CABO SOUNION FOI FORTIFICADA, E FOI PRESO DENTRO DE SUAS PAREDES DO TEMPLO DE POSEIDON, NO EXTREMO SUDESTE. NO ENTANTO, SOFREU GRANDES DANOS E FORAM DESTRUÍDOS BOA PARTE DO MESMO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

COLISEU DE ROMA

O COLISEU, TAMBÉM CONHECIDO COMO ANFITEATRO FLAVIANO, DEVE SEU NOME À EXPRESSÃO LATINA COLOSSEUM (OU COLISEUS, NO LATIM TARDIO), DEVIDO À ESTÁTUA COLOSSAL DE NERO, QUE FICAVA PERTO A EDIFICAÇÃO. LOCALIZADO NO CENTRO DE ROMA, É UMA EXCEPÇÃO DE ENTRE OS ANFITEATROS PELO SEU VOLUME E RELEVO ARQUITETÓNICO. ORIGINALMENTE CAPAZ DE ABRIGAR PERTO DE 50 000 PESSOAS, E COM 48 METROS DE ALTURA, ERA USADO PARA VARIADOS ESPETÁCULOS. FOI CONSTRUÍDO A LESTE DO FÓRUM ROMANO E DEMOROU ENTRE OITO A DEZ ANOS A SER CONSTRUÍDO. O COLISEU FOI UTILIZADO DURANTE APROXIMADAMENTE 500 ANOS, TENDO SIDO O ÚLTIMO REGISTRO EFETUADO NO SÉCULO VI DA NOSSA ERA, BASTANTE DEPOIS DA QUEDA DE ROMA EM 476. O EDIFÍCIO DEIXOU DE SER USADO PARA ENTRETENIMENTO NO COMEÇO DA IDADE MÉDIA, MAS FOI MAIS TARDE USADO COMO HABITAÇÃO, OFICINA, FORTE, PEDREIRA, SEDE DE ORDENS RELIGIOSAS E TEMPLO CRISTÃO.  EMBORA ESTEJA AGORA EM RUÍNAS DEVIDO A TERREMOTOS E PILHAGENS, O COLISEU SEMPRE FOI VISTO COMO SÍMBOLO DO IMPÉRIO ROMANO, SENDO UM DOS M…

PIRÂMIDES DO EGITO

PIRÂMIDES DO EGITO SÃO MONUMENTOS DE ALVENARIA CONSTRUÍDOS NO ANTIGO EGITO. COMO O NOME INDICA, SÃO FORMADAS POR UMA BASE QUADRADA DE QUATRO FACES TRIANGULARES QUE CONVERGEM PARA UM VÉRTICE. AS TRÊS MAIS FAMOSAS PIRAMIDES ESTÃO NO PLANALTO DE GIZÉ, NA MARGEM ESQUERDA DO RIO NILO, PRÓXIMO À CIDADE DO CAIRO.  POREM EXISTEM 138 PIRÂMIDES REDESCOBERTAS, EM TODO O EGITO, REMANESCENTES DO ANTIGO E MÉDIO IMPÉRIO, MUITAS DELAS NÃO CONSERVADAS. ALGUMAS PIRAMIDES TINHAM SEUS VÉRTICES DECORADOS OU FORJADOS COM OURO. DEVIDO AO SEU ALTO GRAU DE COMPLEXIDADE ARQUITETÔNICA, AOS ESFORÇOS EMPREGADOS EM SUAS CONSTRUÇÕES, E A SUA NOTÁVEL BELEZA, AS PIRAMIDES SÃO CULTURALMENTE ASSOCIADAS AS HIPÓTESES E LENDAS A CERCA DOS DE SUA CONSTRUÇÃO E FINALIDADE.