Pular para o conteúdo principal

TAJ MAHAL / MAIOR PROVA DE AMOR DO MUNDO














O TAJ MAHAL (EM HINDI ताज महल, PERSA تاج محل) É UM MAUSOLÉU SITUADO EM AGRA, UMA CIDADE DA ÍNDIA E O MAIS CONHECIDO DOS MONUMENTOS DO PAÍS. 
ENCONTRA-SE CLASSIFICADO PELA UNESCO COMO PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE.
FOI RECENTEMENTE ANUNCIADO COMO UMA DAS NOVAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO EM UMA CELEBRAÇÃO EM LISBOA NO DIA 7 DE JULHO DE 2007.
A OBRA FOI FEITA ENTRE 1630 E 1652 COM A FORÇA DE CERCA DE 20 MIL HOMENS, TRAZIDOS DE VÁRIAS CIDADES DO ORIENTE, PARA TRABALHAR NO SUMPTUOSO MONUMENTO DE MÁRMORE BRANCO QUE O IMPERADOR SHAH JAHAN MANDOU CONSTRUIR EM MEMÓRIA DE SUA ESPOSA FAVORITA, ARYUMAND BANU BEGAM, A QUEM CHAMAVA DE MUMTAZ MAHAL ("A JÓIA DO PALÁCIO"). 
ELA MORREU APÓS DAR À LUZ O 14º FILHO, TENDO O TAJ MAHAL SIDO CONSTRUÍDO SOBRE SEU TÚMULO, JUNTO AO RIO YAMUNA.
ASSIM, O TAJ MAHAL É TAMBÉM CONHECIDO COMO A MAIOR PROVA DE AMOR DO MUNDO. 
É INCRUSTADO COM PEDRAS SEMIPRECIOSAS, TAIS COMO O LÁPIS-LAZÚLI ENTRE OUTRAS. A SUA CÚPULA É COSTURADA COM FIOS DE OURO. O EDIFÍCIO É FLANQUEADO POR DUAS MESQUITAS E CERCADO POR QUATRO MINARETES.
SUPÕE-SE QUE O IMPERADOR PRETENDESSE FAZER PARA ELE PRÓPRIO UMA RÉPLICA DO TAJ MAHAL ORIGINAL NA OUTRA MARGEM DO RIO, EM MÁRMORE PRETO, MAS ACABOU DEPOSTO ANTES DO INÍCIO DAS OBRAS POR UM DE SEUS FILHOS.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPLO DE POSEIDON / IMPERADOR DOS MARES

COLISEU DE ROMA

O COLISEU, TAMBÉM CONHECIDO COMO ANFITEATRO FLAVIANO, DEVE SEU NOME À EXPRESSÃO LATINA COLOSSEUM (OU COLISEUS, NO LATIM TARDIO), DEVIDO À ESTÁTUA COLOSSAL DE NERO, QUE FICAVA PERTO A EDIFICAÇÃO. LOCALIZADO NO CENTRO DE ROMA, É UMA EXCEPÇÃO DE ENTRE OS ANFITEATROS PELO SEU VOLUME E RELEVO ARQUITETÓNICO. ORIGINALMENTE CAPAZ DE ABRIGAR PERTO DE 50 000 PESSOAS, E COM 48 METROS DE ALTURA, ERA USADO PARA VARIADOS ESPETÁCULOS. FOI CONSTRUÍDO A LESTE DO FÓRUM ROMANO E DEMOROU ENTRE OITO A DEZ ANOS A SER CONSTRUÍDO. O COLISEU FOI UTILIZADO DURANTE APROXIMADAMENTE 500 ANOS, TENDO SIDO O ÚLTIMO REGISTRO EFETUADO NO SÉCULO VI DA NOSSA ERA, BASTANTE DEPOIS DA QUEDA DE ROMA EM 476. O EDIFÍCIO DEIXOU DE SER USADO PARA ENTRETENIMENTO NO COMEÇO DA IDADE MÉDIA, MAS FOI MAIS TARDE USADO COMO HABITAÇÃO, OFICINA, FORTE, PEDREIRA, SEDE DE ORDENS RELIGIOSAS E TEMPLO CRISTÃO.  EMBORA ESTEJA AGORA EM RUÍNAS DEVIDO A TERREMOTOS E PILHAGENS, O COLISEU SEMPRE FOI VISTO COMO SÍMBOLO DO IMPÉRIO ROMANO, SENDO UM DOS M…

CASAPUEBLO, PUNTA DEL ESTE, MALDONADO, URUGUAI - Com mais de 36 anos para ser construída, feita pelo escultor Carlos Paéz Vilaró com as suas próprias mãos, com uma arquitetura única e inigualável, eh universalmente chamada "escultura para habitar"

CONHEÇA A "CASAPUEBLO, PUNTA DEL ESTE, URUGUAI
Com uma arquitetura única e inigualável, Casapueblo aparece como um dos passeios mais atraentes da península. Casapueblo é a monumental criação do pintor e escultor uruguaio Carlos Páez Vilaró, quem tem ali o seu atelier. Sua construção durou mais de 36 anos e foi feita pelo escultor com as suas próprias mãos. É universalmente chamada "escultura para habitar". Ela tem muitos quartos, onde pode-se ver diretamente o mar e os penhascos, e periodicamente pode-se assistir a exibições de pintura, escultura e cerâmica.
Um dos pontos turísticos mais visitados e bonitos no Uruguai é a Casapueblo, que fica localizada em Punta Ballena, na região da badalada Punta del Este, perto da Plaza de las Grutas. A Casapuelbo foi construída pelo artista uruguaio Carlos Páez Vilaró para ser sua residência de verão. Villaró inaugurou a Casapueblo em 1960 em estilo semelhante as edificações da costa mediterrânica de Santorini. Para quem estiver pro…